O que é Proselitismo:
Proselitismo é um substantivo masculino que define a ação ou empenho de tentar converter uma ou várias pessoas em prol de determinada causa, doutrina, ideologia ou religião.
O propósito do proselitismo é criar prosélitos (do grego prosélytos), ou seja, pessoas que foram convertidas para uma nova religião, doutrina, ideologia, filosofia ou causa, mesmo sem haver interesse inicial para esta conversão.
Os proselitistas, pessoas que praticam o proselitismo, são conhecidos por utilizar de técnicas de persuasão antiéticas e muitas vezes agressivas.
Proselitismo Político e Partidário
As campanhas eleitorais estão repletas de proselitismos políticos e partidários, pessoas que utilizam de práticas que fogem à ética e à moral, na tentativa de conseguir novos votos ou mais pessoas para lutar pelos objetivos de um mesmo partido político.
Os proselitistas utilizam de argumentos agressivos, apelativos e sensacionalistas com a intenção de conseguir atingir os seus objetivos.
Este tipo de proselitismo, assim como praticamente todos, beiram o fanatismo e o ditatorialismo, em alguns casos.
Proselitismo religioso
O proselitismo religioso é uma das formas mais comuns da ação de criar prosélitos.
A igreja católica utiliza a catequese e crisma com o intuito de ensinar os ensinamentos da doutrina do catoliscismo para crianças, jovens e adultos.
Alguns direitos dentro da religião católica, por exemplo, só são permitidos após a fase de proselitismo. Exemplo: A comunhão da Santa Hóstia só pode ser feita após a conclusão da Catequese.
Atualmente, o proselitismo é visto com uma conotação negativa, devido a "agressividade" e falta de ética que muitos representantes de algumas religiões utilizam na tentativa de angariar novos fiéis.
Proselitismo Judaico
Os judeus segue as "Sete Leis de Nôach", como sendo a verdade absoluta e que devem ser obedecidas por todos os seres humanos que, de acordo com a ideia judaica, são descendentes de Nôach.
As leis são:
- Não matar
- Não roubar
- Não adorar falsos deuses
- Não ser sexualmente imoral
- Não comer o membro de um animal antes que este seja morto
- Não blasfemar
- Estabelecer cortes e levar os ofensores à justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário