quinta-feira, 10 de março de 2016

            Significado de Pedra Angular

A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes.
A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.
A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção. Atualmente, a pedra angular seria semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos.

Pedra angular na bíblia

No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.
No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual: Jesus Cristo, o Messias.
"A pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta como pedra angular" (Salmos, 118:22).
A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme o plano divino, teria sido Jesus Cristo.
Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.

Quais são as características da “pedra angular”?

“Quais são as características da “pedra angular”? Como era preparada pelos edificadores para o seu uso em construções?”
“Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu escolhi uma pedra de muito valor, que agora ponho em Sião como a pedra principal do alicerce. Quem crer nela não ficará desiludido.” Essa pedra é de muito valor para vocês, os que creem. Mas, para os que não creem, “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” E em outra parte as Escrituras Sagradas dizem: “Esta é a pedra em que as pessoas vão tropeçar, a rocha que vai fazê-las cair.” Essas pessoas tropeçaram porque não creram na mensagem, de acordo com a vontade de Deus para elas.” (1 Pedro 2:6-8 NTLH)
Vamos falar um pouco de arquitetura  construção.
Quando vamos construir uma casa o que fazemos? Achamos o terreno. Limpamos. Preparamos os alicerces para depois começarmos a construir ou levantar as paredes não é assim? Pois bem, ao levantarmos as paredes, no canto, na união entre uma e outra parede normalmente colocamos, o que? Pilastras de concreto, não é mesmo? Essas pilastras são fortes e proveem a sustentação da casa. Estas pilastras são angulares pois situam-se num ângulo apropriado para dar sustentação, normalmente na junção entre duas paredes. As pilastras sustentam as paredes e o telhado e mantém a casa de pé.
Hoje em dia usamos pilastras para dar sustentação a um edifício. Na arquitetura antiga, quando as construções eram feitas com pedras, uma pedra muito forte era utilizada como “pedra angular”. Esta pedra era cuidadosamente selecionada na pedreira e talhada no tamanho e formato corretos para ser a “pedra angular” – a pedra que iria receber o maior peso do edifício e sustentá-lo.
Pois é, assim é Jesus, o Nosso Deus. Ele é a “pedra de sustentação” da nossa vida. Ele é quem nos mantêm de pé quando as tempestades nos assolam. Ele é quem nos dá segurança verdadeira, ouvindo nossas orações, enviando os seus anjos para nos protegerem e concedendo a vida eterna.
“A principal pedra angular (Lucas 20:17); não a pedra angular de um arco, porém a pedra de esquina de uma construção onde as duas paredes se encontram. Todo o que cair sobre esta pedra (Lucas 20:18); isto é, tropeçar sobre ela em descrença.” Lucas (Novo Comentário da Bíblia), p. 62.
“Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.” Isaías 28:16
Agora, veja no sentido espiritual o que o pastor e comentarista bíblico Mattew Henry escreveu sobre o verso de Isaías 28:16:
» Nas promessa de Deus em geral – a sua Palavra, sobre a qual Ele fez com que o seu povo tivesse esperança – a sua aliança com Abraão – de que Ele seria o seu Deus e o Deus dos seus descendentes. Este é o fundamento sólido, e firme, e duradouro, sobre o qual a fé deve ser edificada; é uma pedra provada, porque todos os santos se edificam sobre ela, e ela jamais falhou com eles.
» Na promessa de Cristo em particular, porque no Novo Testamento isto é expressamente aplicado a Ele ( 1 Pedro 2:6-8). Ele é essa pedra que se tornou a “… pedra preciosa de esquina”. A grande promessa do Messias e do seu Reino, que deveria começar em Jerusalém, foi suficiente para tranquilizar o povo de Deus no pior dos tempos (…) “Assim diz o Senhor Jeová”, para consolação daqueles que não ousaram fazer das mentiras o seu refúgio: “Eis que eu assentei em Sião uma pedra”.
Jesus Cristo é o fundamento que Deus, com tanto amor e bondade, nos concedeu. Esta é a obra do Senhor. Ele é colocado em Sião, na igreja, no monte santo. Ele é uma pedra provada, uma pedra de toque (conforme alguns entendem), que fará distinção entre o verdadeiro e o falso. Ele é uma pedra preciosa, representada pelos fundamentos da Nova Jerusalém (Apocalipse 21:19), uma pedra de esquina, em quem os lados do edifício estão unidos, a pedra principal da esquina.
E aqueles que creem nessas promessas, e descansam nelas, não se apressarão, não correrão apressados de uma parte para a outra, como homens que não sabem o que fazer. Eles não ficarão mudando daqui para ali para a sua própria segurança, nem apressarão os passos por qualquer assombro, como acontece com o homem ímpio (Jó 18:11), mas com um coração firme esperarão silenciosamente pelo acontecimento, dizendo: Seja bem-vinda, ó vontade de Deus. Eles não apressarão as suas expectativas, de forma a antecipar o tempo estabelecido nos conselhos divinos, mas, embora demore, aguardarão a hora designada, sabendo que “o que há de vir virá, e não tardará”.
Aquele que crer não ultrapassará uma boa velocidade, mas ficará satisfeito, sabendo, que a hora de Deus será a melhor hora, e esperará por ela com paciência. O apóstolo explica isso citando a Septuaginta (1 Pedro 2:6). Aquele que crê não será confundido. Suas expectativas não serão frustradas, mas serão excedidas em muito.” ²
“Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou. “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre. Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. “O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”. Daniel 2:34;44,45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOGRAL

LEVANTA-TE E DESCE À CASA DO OLEIRO! 1 – E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: “Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te...